quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

As Enzimas Digestivas

As Enzimas Digestivas são proteínas com propriedades especiais e que auxiliam no desdobramento de nutrientes complexos, em nutrientes mais simples de maneira a poderem ser absorvidos pelo organismo e intervindo na digestão química.
As enzimas têm especificamente propriedades:
Fig. 1- Modelo chave-fechadura

- Podem ser biocatalizadoras e são orgânicas e aceleram as reações da digestão e não se gastam.

- Também podem ser específicas, em que só atuam em determinada substância, o substrato. Estas funcionam como o modelo chave-fechadura.

As enzimas também são sensíveis ao pH do meio envolvente e á temperatura do meio:

- pH do meio- por exemplo uma enzima que está habituada a atuar em pH neutro, então só nesse maio funciona, se mudar de meio, a enzima é destruída.
Em relação ao sistema digestivo, até ao esófago, as enzimas atuam em pH neutro, no estômago, as enzimas atuam em pH ácido e no intestino delgado e grosso, as enzimas atuam em pH básico, apesar de já não haver digestão no intestino grosso.

-Temperatura- são sensíveis á temperatura, quando estão em temperaturas baixas, as enzimas ficam inativas, mas se estiverem em temperaturas elevadas, as enzimas são destruídas.
A temperatura ideal para as enzimas, é aquele tempo em que a velocidade da reação da enzima é máxima, esse tempo corresponde á temperatura normal do corpo humano.




                    

Sem comentários:

Enviar um comentário